top of page

Diga-me Onde dói e eu te direi por quê

  • Foto do escritor: Faz Bem Estar Bem
    Faz Bem Estar Bem
  • 5 de fev. de 2018
  • 4 min de leitura

É difícil compreender as relações entre o corpo e o espírito e, por isso, a significação dos males do corpo em relação às dores da alma, se não lançarmos um olhar mais abrangente sobre o homem e sobre a vida. No mundo do Consciente, as coisas vão aparecendo pouco a pouco, manifestando-se de forma cada vez mais tangível. Isso acontece, antes de tudo, no nível das energias do corpo; depois das emoções, desta vez conscientes; e enfim da psicologia, ela também consciente, do indivíduo. O processo continua em seguida no plano físico e se manifesta nos meridianos, depois nos órgãos e, enfim, nos membros.

É infinitamente preferível tentar compreender o sentido daquilo que vivemos, antes de fazê-lo calar-se (medicina alopática) ou de tomar nossos sofrimentos obrigatórios, invencíveis e merecidos (dogmatismo ou fanatismo religioso) sem procurar mais adiante, por medo ou por necessidade de conforto e de facilidade num determinado instante. Sejamos, no entanto, extremamente vigilantes no que diz respeito à significação e à razão das coisas. A doença nos permite duas coisas. Antes de tudo, liberar as energias tensionais armazenadas e, nesse sentido, ela faz o grande papel de válvula. Podemos meditar seriamente sobre o que representa o modelo "moderno", ou seja, alopático (medicamentos químicos), de tratamento das doenças. Esse modelo amordaça as doenças ou mesmo as "mata" na sua origem ou quando estão em plena força, impedindo-as assim de se exprimir. Mas a doença também serve como sinal de alerta. com uma precisão tão grande como a dos traumatismos. Ela nos fala muito precisamente sobre o que se passa no nosso interior e nos oferece indicações interessantes para o futuro.

Ao longo de toda a vida, o homem recebe e integra a energia do céu (particularmente através dos pulmões e da respiração, o "Fôlego") e da terra (particularmente através do estômago e do alimento, a "Nutrição"). A maneira como ele as consome e, depois, as assimila, combinando-as para formar a Energia Essencial, é responsável pela qualidade e pela textura dessa última, do combustível bruto.

A Energia Vital circula em todo nosso corpo através de "rios", de "ribeiros" que são habitualmente chamados de meridianos. Existem doze meridianos "orgânicos", ou seja, relacionados com um órgão em particular, e dois meridianos "complementares", que estão relacionados à parte anterior do corpo para as energias Yin e à parte posterior para as energias Yang. Existem meridianos de natureza Yin e meridianos de natureza Yang. Essa circulação da Energia Vital produz, durante o seu ciclo, o que se chama de "marés energéticas", momentos de força e de circulação preponderante dessa energia dentro de cada meridiano.

Cada estação tem um órgão e uma víscera que lhe são associados, representando as polaridades Yin e Yang da energia manifestada no corpo físico. No que diz respeito aos órgãos, são estes o Coração, o Baço-Pâncreas, o Pulmão, o Rim e o Fígado;e às vísceras, são o Intestino Delgado, o Estômago, o Intestino Grosso, a Bexiga e a Vesícula Biliar. Os sofrimentos ou feridas que vivenciamos são mensagens do nosso Não-Consciente, do nosso Mestre Interior.

O corpo humano possui um certo número de órgãos que permitem que ele funcione, que viva, que garantem aquilo que chamo de (sem conotação pejorativa alguma) "a intendência". Esses órgãos possuem, todos eles, uma função bem Definida e se integram num conjunto, uma cadeia em que eles são os anéis. Estão reunidos em sistemas ao redor da função global de cujo desempenho eles participam. Há o sistema digestivo, o sistema respiratório, o sistema urinário, o sistema circulatório, o sistema nervoso e o sistema reprodutor.

Alguns exemplos: *As dores de cabeça e a enxaqueca Elas representam nossa dificuldade para aceitar alguns pensamentos idéias ou sentimentos que nos incomodam ou nos constrangem. O estresse, a contrariedade, o fato de remoer ou a exploração de idéias "indesejáveis" ou de constrangimentos exteriores são muitas as tensões que se manifestam através das dores de cabeça ou da enxaqueca. * Os olhos e os seus males Os olhos são os órgãos da visão. Graças a eles, podemos ver o mundo exterior em cores (que é a representação do sentimento) e em relevo (que é a representação da estrutura), por causa da presença de dois olhos. O olho direito, que representa a estrutura do indivíduo (Yin), concede a visão "horizontal", e o olho esquerdo, que representa a personalidade do indivíduo, concede a visão "vertical". Eles estão associados à energia do Princípio da Madeira e representam, graças a esse fato, o nível de percepção que está mais relacionado com os sentimentos e o "ser". * Os males do sistema nervoso central Eles são um sinal das nossas dificuldades para gerar nossa vida e nossas emoções consciente e intelectualmente. Dureza, excesso de trabalho, tendência a viver e a resolver as coisas através do pensamento, e não através dos sentimentos, vão se manifestar por desequilíbrios, doenças ou tensões do sistema nervoso central. Porém a epilepsia também, de uma forma mais grave, com os seus momentos ditos "de processo automático", representa uma desconexão desse sistema nervoso central em detrimento do sistema autônomo.


Nós cuidamos de você!!!

Comentários


PERSONAL TRAINER - FITNESS - PILATES - DANÇA - TÔNUS MUSCULAR - FORÇA ABDOMINAL - BEM ESTAR - TERAPIA COMPLEMENTAR - REIKI - MASSAGEM - VENTOSATERAPIA - AURICULORERAPIA - RELAXAMENTO - AUTOESTIMA

© 2015 por FazBemEstarBem. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page